DOENÇAS DA RETINA – DMRI

SINAIS

O que é a DMRI?

Na DMRI existe uma lesão da mácula, uma pequena área no fundo do olho que permite ver claramente pequenos detalhes. Quando a mácula não funciona de maneira correta, o paciente não pode, por exemplo, ler, conduzir ou identificar corretamente uma face.

Embora a degenerescência macular da idade reduza a visão na parte central da retina, não prejudica a visão lateral, ou periférica do olho. O paciente pode ver o contorno de um relógio mas não consegue ver a hora.
A degenerescência macular da idade por si só não resulta em cegueira total, pois as pessoas continuam a ter visão periférica e a serem capazes capaz de cuidar de si.

SINTOMAS

Quais são os sintomas DMRI?

A DMI atrófica ou seca  pode ficar quase impercetível para o paciente durante muitos anos ou pode mesmo nem originar sintomas. A forma exsudativa é muito mais grave. O paciente pode notar as imagens distorcidas e perder a visão de leitura num dos olhos em poucos dias. Quando ambos os olhos estão afetados a perda de visão central pode ser presenciada mais rápido.

Como é que o paciente pode detectar a perda de visão?

– no centro da visão aparece uma área escura ou vazia;
– as linhas rectas parecem tortas, como no diafragma abaixo:

O QUE FAZER?

Como é que é tratada a DMRI?

Apesar da pesquisa médica em curso, ainda não há nenhuma cura para a degenerescência macular seca nas suas formas intermedia e avançada (esta ultima chamada também de atrofia geográfica). Não existe tratamento para as formas graves da DMI seca – a atrofia geográfica. Decorrem no entanto vários estudos para encontrar um tratamento eficaz. Os suplementos vitamínicos podem retardar a progressão das formas intermedias da doença para a forma avançada exsudativa.

A forma exsudativa ou húmida da DMI pode ser tratada, com injeções intravítreas de anti-angiogénicos. Com estes tratamentos é possível conservar ou melhorar a visao com  que se inicia o tratamento em mais de 70% dos casos. É por isso importante iniciar o tratamento o mais precocemente possível. Uma pessoa com mais de 50 anos que note distorção das imagens (na grelha de Amsler, por exemplo, , ao olhar para um papel quadriculado ou na observação de objetos no dia a dia) deve recorrer ao seu oftalmologista o mais rapidamente possível.

    Join our Newsletter

    We'll send you newsletters with news, tips & tricks. No spams here.

      Contact Us

      We'll send you newsletters with news, tips & tricks. No spams here.